top of page
logo giramundo foto perfil.png

Ellias dos Anjos é um artista natural do Arquipélago do Bailique, Macapá – AP. Do ramo do desenho e da pintura, iniciou sua trajetória “abrindo letras” em embarcações de sua comunidade. Fascinado pelo Rio Amazonas, o artista também se aventura nos caminhos da poesia, escrevendo letras de canções inspiradas na sua vivência como ribeirinho.

 

Em 2012, Ellias viu seu universo artístico se expandir ao participar da Tecno Barca – Um Ateliê Galeria Itinerante Sobre as Terras das Águas, onde pôde vivenciar outras possibilidades artísticas como, por exemplo, a performance. Desde então, o artista é residente do projeto, iniciando como “aluno”, passando por ministrando de residência, até chegar a produção.

 

Interessado em processos de aprendizagem, atualmente Ellias é pedagogo, pós-graduando em Educação Especial e Inclusiva e Diretor Pedagógico Administrativo da Escola Estadual Igarapé Grande do Curuá – escola pública situada na comunidade do Bailique de mesmo nome que a escola e onde o artista é morador de origem.

 

Em 2021 foi convidado a se associar a Gira Mundo e assumir a presidência do Conselho Comunitário da Associação Gira Mundo no Bailique.

 

Alguns trabalhos e informações adicionais:

 

• Co-criador e ex-membro do GRUPO DART – grupo artístico empenhado em (re)vivenciar o cotidiano do Bailique através da poética É PRECISO TRANSVER O MUNDO. Ano 2013.

 

• Exposição de pinturas, esculturas, (trans)versões de elementos/objetos da natureza bailiquiense e desenhos na Biblioteca Pública Elcy Lacerda. Ano 2013.

 

• Ministrante da residência artística É PRECISO TRANSVER O MUNDO e AMBIENT’ART na 2⁰ Edição da Tecno Barca. Ano 2014.

 

• Performance TORRE DE BABEL e outras produções artísticas como vídeo clipe, curtas/entrevistas e outras performances junto ao grupo Dart. Ano 2016.

 

• Criador da proposta artístico pedagógica A TRILHA DO BAILIQUE. Essa proposta foi criada no contexto da pandemia em 2021, funcionamento como uma espécie de receita contendo instruções de um jogo de tabuleiro construído com elementos/objetos (qualquer um) da realidade bailiquiense, onde o jogador se movimenta a cada desafio. Tais desafios são relacionados às questões socioambientais e culturais do arquipélago do Bailique. Trabalho desenvolvido na 4⁰ Edição da Tecno Barca. Ano 2021.

 

• Em setembro de 2022 atuou na produção do Festival Tecno Barca – Por Uma Amazônia Viva, em comemoração ao dia da amazônia.

 

• Assistente de Produção da Residência Artística Tecno Barca V. Ano 2022.

 

• Atualmente (2023), Ellias dos Anjos está em processo de construção de outros projetos com foco na comunidade de Igarapé Grande do Curuá. São eles: O GRANDE CURUÁ (projeto de música), CINE CURUÁ (cinema na comunidade), Encontrão das Artes (fomento a produção artística nas escolas do Bailique), Encanto Junino (facilitador da Quadrilha Encanto Junino na comunidade de Igarapé Grande do Curuá).

  • insta1
bottom of page